O Desafio
Desenvolver campanha digital para divulgação e angariação de potenciais compradores de automóveis usados.
Projecto
A Entreposto Auto Lisboa procurava usar o marketing digital na campanha de carros usados.
Analisamos os canais digitais disponíveis e implementamos os meios necessários para aumentar as oportunidades de venda.
Meta
Angariar contactos de potenciais interessados (objectivo 40)
89
Contactos
+54
Contactos pós-campanha
>41.000
Pessoas Alcançadas
“A equipa da Novva parecia parte da nossa equipa de marketing. O número de contactos foi superado e a notoriedade para foi um óptimo extra”
Valéria Marinho
Marketing Manager, Entreposto Auto Lisboa
Processo
A Entreposto Auto Lisboa, parceira da Nissan Portugal contactou-me para desenhar e lançar uma campanha de venda de automóveis usados online.
Proposta
Para esta campanha, começamos por preparar um microsite com o portefólio de automóveis disponíveis. O objectivo era atrair potenciais consumidores ao microsite e mostrar-lhes as oportunidades de adquirir um automóvel a preços até menos €8000, revelados após solicitação em formulário que devolvia resposta pronta ao potencial cliente.
Utilizámos os anúncios no Facebook para gerar notoriedade e conduzir ao microsite. Os anúncios no Google serviram para atrair quem procura activamente oportunidades online. E utilizámos e-mail e o WhatsApp para divulgar e dialogar com clientes.
Meios
Utilizámos vários meios para gerar notoriedade, atrair e dialogar com os potenciais clientes. O WhatsApp foi usado pela primeira vez, na Entreposto Auto, como marketing directo em conjunto com a equipa comercial.
Identificamos e contactamos clientes da Entreposto Auto cujo perfil se alinhava com as ofertas e para esses escrevemos um e-mail, prévio à campanha de anúncios, com a lista de automóveis disponíveis e preços especiais, dando nota que era uma oferta única e limitada antes do conhecimento público.
Conclusão
A campanha decorreu em Maio e Junho de 2017 e provou que o marketing digital tem enorme potencial para contactos e vendas. Os resultados da campanha incluíram:
- 40 mil pessoas impactadas pela campanha
- 55% mais contactos
- Reforço da confiança na concessionária Entreposto Auto Lisboa
- Novas competências digitais dos comerciais com o WhatsApp
Dificuldades
- A equipa comercial desconfiava da eficácia das acções de marketing digital, sobretudo do uso do WhatsApp (por se tratar uma plataforma pouco conhecida e nunca utilizada).
- Acesso e organização da lista de clientes, estudo e segmentação da mesma.
“O número de contactos foi superado e a notoriedade para foi um óptimo extra”
Valéria Marinho
Marketing Manager, Entreposto Auto Lisboa